A otimização para mecanismos de busca, ou SEO (search engine optimization), é essencial para garantir que seu site seja facilmente encontrado pelos usuários na internet. Nós incluímos uma configuração inicial de SEO nos sites que produzimos, mas há muito mais que o gestor do site pode fazer para melhorar o ranqueamento. Neste artigo, vamos explicar melhor o que nós já fazemos em nossos sites e dar dicas para que você leve seu site a novos patamares.
O que é SEO?
SEO é a sigla em inglês para otimização para mecanismos de busca (search engine optimization). Usamos essa expressão para falar de um conjunto de práticas que visam melhorar a visibilidade de um site nos motores de busca, como o Google. Em outras palavras, SEO é a arte de “conversar” com os algoritmos de pesquisa para que seu site seja mostrado às pessoas certas quando elas procuram por algo relacionado ao que você oferece.
Quando um usuário pesquisa uma palavra ou frase específica no Google, o buscador precisa decidir quais sites mostrar entre milhares de opções. Para decidir qual site aparece nos primeiros resultados, buscadores como o Google analisam mais de 200 fatores de cada uma das páginas. É como se cada um desses fatores adicionasse uma nota para o site e aquele que tiver a maior nota fica em primeiro lugar. É aqui que o SEO entra: ele ajuda seu site a atender aos critérios de classificação dos motores de busca, aumentando suas chances de aparecer nos primeiros resultados.
Imagine, por exemplo, que você está procurando no Google uma receita de pão de queijo. Existem milhares de sites com essa receita na internet. O Google vai ter que analisar algumas coisas para decidir te mostrar uma página ou outra. Por exemplo, ele pode perguntar coisas como:
- Essa página realmente tem a receita que o usuário está procurando?
- Essa página tem a receita mais completa?
- Comparando com os outros sites, essa página carrega mais rapidamente?
- Essa é a página mais atualizada sobre esse assunto?
- E muitas outras perguntas…
Fazer um bom trabalho de SEO significa garantir que o buscador entenda nosso site e responda todas essas perguntas da melhor forma possível.
Por que o SEO é importante?
Quanto melhor o seu SEO, maiores as chances de que seu site esteja entre os primeiros links que o usuário verá — e quanto mais alto você aparece na página de resultados, maior a probabilidade de cliques e visitas.
Isso significa, por exemplo, um aumento da visibilidade e de tráfego qualificado. Aparecer no topo dos resultados de busca significa que seu site será mais facilmente encontrado por potenciais clientes. Os primeiros resultados recebem a maioria dos cliques, então estar entre eles é crucial para aumentar o tráfego orgânico (não pago).
Além disso, há um ganho em credibilidade e autoridade. Sites bem posicionados transmitem mais confiança aos usuários. Estar no topo dos resultados passa uma impressão de autoridade e relevância, o que pode ajudar a consolidar a imagem da sua marca.
Por fim, é importante reforçar seu custo-benefício. O SEO é uma estratégia de longo prazo e, embora demande um trabalho recorrente, seus benefícios cumulativos se mantêm ao longo do tempo. Diferente da publicidade paga, em que você precisa continuar investindo para aparecer, com o SEO, uma vez que o site está bem otimizado, ele pode manter sua posição por muito tempo, gerando tráfego de forma contínua e gratuita.
SEO, portanto, é uma ferramenta essencial para qualquer site que queira atrair mais visitantes, construir uma imagem forte e relevante e, principalmente, converter essas visitas em clientes. É um investimento inteligente que, quando bem feito, traz resultados sólidos e duradouros para o seu negócio.
SEO é um trabalho contínuo
Um erro comum é achar que SEO é algo que você “instala” no site e está pronto. Na realidade, o SEO é um conjunto de boas práticas que envolvem coisas técnicas como domínio e performance, mas também envolve coisas triviais como o nome que você escolhe na hora de criar um post de blog.
Isso significa que existem coisas que podem ser feitas na hora de criar um site que vão ajudar no seu SEO. Mas existem várias pequenas ações que podem ajudar no seu posicionamento orgânico que você precisa fazer sempre que atualizar algum conteúdo do site.
O que nós fazemos de SEO para os sites que criamos?
Em todos os sites que criamos, nós já trabalhamos em pontos fundamentais de SEO. Entenda melhor o que fazemos.
- URL Amigáveis: organizamos os URLs para que sejam curtos, descritivos e para que contenham palavras-chave relevantes. Ao invés de “site.com.br/page1?=12”, por exemplo, um URL amigável seria “site.com.br/nome-do-produto”.
- Design responsivo: os nossos sites precisam funcionar bem em dispositivos móveis. Como o Google prioriza sites responsivos, trabalhamos para que os projetos estejam otimizados para oferecer uma experiência fluida e rápida em diferentes tamanhos de telas.
- Configuração de Sitemap e Robots.txt: para facilitar a indexação, é importante que o site tenha um sitemap.xml, que organiza e lista todas as páginas, e o arquivo robots.txt, que instrui os mecanismos de busca sobre quais páginas devem ou não ser indexadas. Esses arquivos são criados automaticamente.
- Otimização de tipos de conteúdo exibidos ou não: alguns posts e tipos de conteúdo devem ser públicos no Google e outros não. Nós organizamos isso para garantir que apenas as páginas certas apareçam no Google.
- Configuração do Google Search Console: essa ferramenta gratuita do Google permite adicionar sites que você administra e incluir o sitemap. Isso acelera a indexação do site.
- Integração com Ferramentas de Análise: ferramentas como Google Analytics e Google Search Console ajudam a monitorar o tráfego e o desempenho do site, fornecendo dados importantes para futuras melhorias. Já deixamos ambos configurados e integrados para você.
- Configuração de dados estruturados: ao configurar diferentes tipos de conteúdo, nós sinalizamos quais tipos são para que o Google entenda melhor o seu site. Além disso, algumas áreas do site podem ser otimizadas, como FAQs, avaliações de posts de blog, nomes de autores, etc. Além disso, também incluímos metadados sobre a organização como logo e nome que podem ser usados pelo Google.
- Redirecionamentos 302 em casos de migração: se estivermos migrando seu conteúdo de um site antigo para um novo, vamos configurar redirecionamentos 302 para que o Google saiba que um conteúdo que ele já conhecia agora está em um endereço novo.
- Miniatura do site: nós configuramos imagens, favicons e o nome do site para que, ao compartilhar um link, ele apareça bonitinho.
- Metatítulo e metadescrição: nós configuramos um plugin que permite a personalização de metadados de posts. Além disso, otimizamos esses metadados da página inicial do site e outras páginas estratégicas.
- Compressão de imagens: configuramos o site para automaticamente comprimir imagens muito grandes, além de convertê-las para WebP. Isso ajuda a deixar o site mais rápido.
- Outras otimizações de performance: fazemos várias otimizações para garantir a performance do site, como uso de cache e compressão de imagens.
- Otimização de títulos (h1, h2, h3…): no código do site, nós estruturamos marcações HTML para sinalizar quais são os títulos importantes para o Google.
- Otimizações de texto: é comum nós fazermos ajustes nos textos de páginas durante a criação do site. Isso envolve dar mais destaque para palavras-chave importantes por exemplo.
O que você pode fazer para melhorar ainda mais seu SEO?
A otimização básica é apenas o começo. Como gestor do site, você pode adotar práticas contínuas para aprimorar o SEO e garantir um bom ranqueamento. Aqui estão algumas dicas:
- Ter uma estratégia de palavras-chave: a primeira grande pergunta que precisa ser respondida é: “o que seu cliente vai digitar no Google quando estiver procurando por você?”. Saber quais palavras-chave ele usa na pesquisa é importante, pois o seu site precisa conter essas palavras no texto, nos títulos, nas imagens, etc. Então ter uma boa estratégia de palavras-chave ajuda a orientar otimizações em todas as áreas do site.
- Atualize o conteúdo regularmente: sites com conteúdo atualizado têm mais chances de se destacar nos mecanismos de busca. Crie e publique artigos de blog relevantes, atualize descrições de produtos ou serviços e adicione novidades à página inicial sempre que possível.
- Produza conteúdo seguindo boas práticas de SEO: ao escrever um texto de blog, por exemplo, leve em consideração boas práticas como legibilidade, uso de palavras-chave, palavras-chave de cauda longa, otimização de metatítulo e metadescrição, entre outros.
- Otimização de imagens: ao enviar imagens para o site, é importante otimizar o nome do arquivo e o atributo alt pensando nas palavras-chave estratégicas para seu site.
- Invista em backlinks de qualidade: conseguir links de sites respeitados para o seu próprio site é um dos fatores de SEO mais importantes. Invista em parcerias de conteúdo ou guest posts, mas lembre-se de buscar links em sites de qualidade para não comprometer a credibilidade.
- Monitore o desempenho e faça ajustes: monitore regularmente o desempenho do seu site com o Google Analytics e Google Search Console. Identifique as páginas que têm uma alta taxa de rejeição e analise o que pode ser ajustado, como melhorar o conteúdo ou reduzir o tempo de carregamento.