fbpx

Como revisar meu site?

Parabéns! Seu site novo está quase pronto, agora só falta a sua aprovação final.

Nesse momento, é muito importante você prestar atenção em todos os detalhes para garantir que seu site esteja pronto para ser publicado. Por isso, montamos esse artigo com um checklist de coisas que você precisa verificar antes de aprovar o site.

É válido dizer que nós também seguimos esse checklist abaixo, mas como estamos muito envolvidos com o projeto, é compreensível que nosso olhar acabe ficando “viciado” e não enxergando algumas coisas. Além disso, nós podemos ter uma interpretação errada de alguma solicitação sua, por isso é muito importante que você veja se o projeto está do jeito que você esperava.

1) Confira o visual e a usabilidade

Dizer que um site é bonito ou feio é algo subjetivo. Mas a gente pode definir alguns critérios para avaliar o visual do site:

Aspectos de design

  • Algum texto, imagem ou outro elemento aparece cortado ou não aparece como deveria?
  • As cores, formas, texturas e fontes estão de acordo com a sua marca?
  • O visual do site é consistente? (Aqui você pode avaliar se os elementos são usados do mesmo jeito em todo site. Se uma página tem cores ou botões nada a ver com o resto do site, isso pode ser um problema.)
  • O site é visualmente agradável?

Aspectos de usabilidade

  • É fácil de usar o site?
  • É possível encontrar rapidamente as informações no site?
  • O uso do site é agradável?

Caso você identifique algum problema nos critérios acima, converse com a gente para ajustarmos.

Ah! E para ajudar o nosso trabalho, tente ser o mais específico possível.

“Achei feio” é um comentário que não ajuda muito…

“Achei que a página ‘sobre a empresa’ está com muito texto, a gente pode fazer algo diferente?” é um comentário ótimo porque diz onde está o problema e também tenta descrever o que causa o incômodo.

Se você tentar descrever para nós, da melhor forma que você puder, o que está incomodando você, nós podemos pensar em uma alternativa. Mas sem saber qual é o problema, fica difícil trabalhar em uma solução.

2) Releia os textos

No momento que nós criamos as páginas de seu site, nós podemos fazer pequenos ajustes de texto incluindo desde pequenas correções ortográficas até alterações textuais mais complexas pensando em SEO e redação publicitária. Nós tomamos cuidado para não alterar o sentido original do texto, mas sempre é possível que algum texto acabe passando com algum problema.

Por isso, é muito importante que você verifique:

  • O texto está livre de erros gramaticais ou de digitação?
  • O texto está no lugar certo?
  • As informações que precisam ser transmitidas estão claras no texto?
  • O tom de voz e a linguagem está de acordo com sua marca e seu público-alvo?

Se precisar de alguma alteração, esse é o melhor momento para ajustar.

3) Releia TODOS os textos

Quando a gente diz para reler os textos, a gente está falando de TODOS eles. 🤷‍♂️

Isso vale para todas as páginas do site, páginas de políticas, rodapé, cabeçalho, páginas de produtos, posts de blog, landing pages e por aí vai.

A gente gosta de reforçar isso porque alguns textos “menos importantes”, como as letrinhas miúdas do rodapé, às vezes são ignoradas, mas elas também precisam ser revisadas.

Navegue pelo site entrando em todos os links que você encontrar ou, se preferir, peça para nós um mapa de site com todas as páginas do site.

4) Teste os links

Um link pode ser um botão, um trecho clicável do texto, um título de post, etc. É qualquer coisa que, ao clicar, leva o usuário para outra página ou outro lugar do site.

Às vezes, pode acontecer de um link estar mal configurado, então a melhor dica é: saia clicando em tudo!

Se você achar algum lugar que, ao clicar, não leva para onde deveria, avise a gente imediatamente.

Também é possível que você ache algum lugar que poderia ter um link, mas não tem. A gente sempre pode incluir mais!

5) Teste as funcionalidades

Seu site tem um formulário de contato? Então lembre-se de preencher todos os campos do formulário, clique em enviar e veja se você recebe o e-mail com as informações preenchidas.

Se seu site tiver mais de um tipo de formulário, é bom testar todos eles.

Também teste outras funcionalidades, botões, menus, acordeões, posts, etc. Veja se tudo funciona como deveria.

6) Teste no celular, no tablet e no computador

Seus visitantes vão entrar em seu site através de diversos dispositivos, incluindo celular, tablet e computador. Por isso, você não pode só testar seu site no computador.

É recomendável repetir todos os passos acima em diferentes dispositivos para ver se tudo funciona em ordem como deveria em todos eles.

7) Se for uma loja online, faça uma compra até o final

Esse passo é MUITO importante.

Se você vende algo pelo seu site, adicione o produto ao carrinho, vá para a finalização de compra, preencha seus dados reais e finalize uma compra.

Você precisa ter certeza de que esses passos funcionam de verdade. Além disso, é muito importante que o lojista saiba de cabeça como fazer a compra para ajudar clientes com dificuldades.

Verifique o seguinte:

  • Os campos que o cliente precisa preencher são claros e fáceis de usar?
  • O frete é calculado corretamente? Você pode testar diferentes endereços para ver se o frete se ajusta adequadamente.
  • Todos os meios de pagamento funcionam? Repita a compra no pix, no boleto e no cartão de crédito e realmente efetue o pagamento.
  • Os descontos e as opções de parcelamento sem e com juros estão funcionando devidamente?
  • O pedido apareceu no painel administrativo da loja? Veja como o pedido aparece para o gestor da loja no painel.
  • O pagamento cai na sua conta? Depois de fazer o pagamento, veja se o dinheiro ficou disponível no seu intermediador de pagamento. Também aproveite para testar o estorno pelo intermediador de pagamento.
  • Depois de pagar, o status do pedido é alterado para “Processando”?
  • As integrações com ERP ou gateways de frete estão funcionando? Veja se o pedido aparece em outros sistemas integrados como Frenet ou TinyERP.

Seguindo esse checklist, você descobre se o seu site está pronto para ir para o ar. Se aparecer qualquer problema, fale com a gente para ajustarmos. Mas se tudo estiver em ordem, é só aprovar o site com a gente e ele logo estará no ar para todos os seus clientes!

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato para eu poder te ajudar!