Neste passo a passo, vamos ver como fazer para criar contas de e-mail no cPanel de hospedagens da Hostgator.
Criar uma nova conta
1) Acesse a sua conta da Hostgator em https://cliente.hostgator.com.br/
2) No menu lateral, vá em “Hospedagens e Servidores” e clique no botão “cPanel” da hospedagem onde estão seus e-mails
3) Clique em “Contas de e-mail”
4) Clique em “+ Criar” para adicionar uma nova conta
5) Na nova tela, preencha os campos da seguinte forma:
- Domínio: selecione o domínio para o qual você vai criar a conta. Se você quer que a conta seja contato@meusite.com.br, aqui você deve selecionar “meusite.com.br”
- Nome de usuário: é o começo do seu e-mail. Se você quer que a conta seja contato@meusite.com.br, aqui você deve escrever “contato”
- Senha: crie uma senha aqui. É recomendável usar uma senha forte.
- Em “Optional Settings”, você deve clicar em “Edit Settings” para configurar opções adicionais
- Espaço em disco: aqui você pode definir um espaço máximo que cada caixa pode ocupar. Se quiser, pode definir “Ilimitado” para que a caixa não tenha limite. Note que há um limite de armazenamento na hospedagem como um todo.
- Criar pastas automaticamente para endereços positivos: pode deixar a opção “Automatically Create Folders”
- E você pode desmarcar a opção “Enviar e-mail com as instruções para configurar em ferramentas externas.”
6) Clicando em “+ Criar”, você salva a caixa de entrada.
Agora, é importante fazer algumas configurações dentro da caixa de entrada.
7) Na lista de contas de e-mail, localize o e-mail que você acabou de criar e clique em “Acessar e-mail”
8) Vai abrir uma tela de início do webmail. No box do Roundcube, selecione a opção “Abrir essa opção automaticamente no próximo acesso” e clique em “Acessar”
9) Agora que a interface do Roundcube abriu, você deve ir em “Configurações” e precisa alterar as seguintes configurações:
- Configurações > Preferências > Interface de usuário > Aparência “Elastic” > Salvar
- Configurações > Preferências > Redigir mensagens > Criar mensagens HTML > Sempre
- Configurações > Preferências > Redigir mensagens > Forçar separador padrão nas assinaturas > Desligar
- Configurações > Preferências > Redigir mensagens > Quando responder > Iniciar nova mensagem acima da original
- Configurações > Identidades > Selecione a identidade > Preencher dados e salvar
10) Se quiser configurar uma assinatura de e-mail, você pode fazer isso em Configurações > Identidades > Selecione a identidade > Assinatura
Alterar a senha de uma conta
Se você precisar alterar a senha de uma conta, faça o seguinte:
1) Acesse a sua conta da Hostgator em https://cliente.hostgator.com.br/
2) No menu lateral, vá em “Hospedagens e Servidores” e clique no botão “cPanel” da hospedagem onde estão seus e-mails
3) Clique em “Contas de e-mail”
4) Localize a conta que quer editar e clique em “Gerenciar”
5) Altere as configurações que precisar e clique em “Atualizar”