O seu site WordPress pode precisar enviar mensagens por e-mails em algumas situações, por exemplo:
- Ao enviar links de redefinição de senha para usuários
- Ao enviar respostas de visitantes a formulários (contato, orçamento, newsletter, etc.) para você
- Ao enviar avisos de segurança do WordFence ou de atualizações do WordPress
- No caso de e-commerces, ao enviar confirmações de compras e outros e-mails transacionais para clientes
Sabendo disso, deixar de receber essas mensagens pode prejudicar sua operação. Então vamos entender melhor o que pode acontecer e como resolver.
Importante: neste guia, estamos assumindo que as configurações básicas do WordPress e dos formulários de contato estão corretas. Talvez você queira checar primeiro esses pontos antes de continuar.
Como o WordPress envia os e-mails e seus problemas
Por padrão, o WordPress usa uma função PHP chamada wp_mail, que faz com que o servidor onde ele está instalado (sua hospedagem) envie o e-mail.
Essa configuração padrão pode ser eficaz em muitos casos, mas em algumas situações ela pode causar problemas.
Uma situação comum é o bloqueio por parte da hospedagem. A sua hospedagem pode simplesmente impedir o envio de e-mails dessa forma. Esse bloqueio pode ser temporário como medida de segurança ou ser um serviço não incluso no seu pacote contratado.
Outro caso que identificamos com frequência, é a segurança anti-spam do seu próprio e-mail profissional. Imagine que o site vai enviar uma mensagem para sua conta “nome@site.com.br”. Ao receber a mensagem, seu serviço de e-mails olha o remetente e percebe que é igual ao destinatário. Ele pensa, “ué, não fui eu que mandei esse e-mail, deve ser fraude” e o e-mail é bloqueado (ele nem vai para a caixa de spam).
Usando um servidor externo para enviar e-mails
Para contornar os problemas acima, uma solução eficaz é adotar um servidor externo de e-mails transacionais. Serviços como o SendGrid oferecem uma opção de servidor especializado do envio de e-mails que promete uma entregabilidade maior, além de ser mais seguro e eficaz contra spam.
Dessa forma, é possível configurar seu WordPress para, ao invés de usar o wp_mail, usar um serviço como o SendGrid para disparar o e-mail.
Clique aqui para saber como configurar o SendGrid em seu site.
Revisando configurações anti-spam do seu domínio
Qualquer pessoa pode enviar e-mails fingindo ser você. Para saber se a mensagem é autêntica, existem algumas configurações de DNS que podem ser feitas como SPF, DKIM e DMARC. É importante checar se elas estão corretas e funcionando. Clique aqui para ver como configurar.