Quando o seu cliente compra em uma loja física, ele pode tocar o produto, experimentar e ter uma noção real de como o produto vai servir para ele. Já na loja online, essa é uma das maiores limitação da experiência de compra.
Não é a toa que o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor deixa claro que, se a compra for feita remotamente, o cliente tem direito de pedir uma devolução caso receba o produto e não goste.
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
E faz sentido. Imagine que você está comprando um produto que você nunca viu na vida e, ao receber o produto, ele é completamente diferente do que você imaginou. Não é justo ter que ficar com o produto se você não tem como saber como ele realmente é.
Podemos dizer que é responsabilidade do lojista garantir que o cliente tenha acesso ao máximo de informações sobre o produto antes da compra.
Por isso, a tabela de medidas é um ponto extremamente importante para sua loja e, se for bem-feita, é provável que ela:
- Aumente a conversão ao diminuir a insegurança dos clientes antes da compra
- Diminua as devoluções ao dar a possibilidade do cliente entender melhor o produto antes de comprar
A tabela de medidas junto com outras boas práticas, como boas fotos e uma boa descrição, significa um maior rendimento, seja aumentando as vendas ou diminuindo custos.
Como fazer uma boa tabela de medidas?
Para que a tabela de medidas cumpra sua função, é preciso considerar que ela deve ser útil para o seu cliente. Isso significa que não basta só medir o produto de qualquer jeito e anotar essas medidas no site.
Pense quais são as medidas mais importantes
Vamos pegar um produto de moda, por exemplo. Cada pessoa tem um corpo diferente e isso significa que as numerações tradicionais nem sempre refletem a necessidade do cliente. Uma pessoa muito magra e alta, pode não se importar tanto com a cintura, mas sim com o comprimento de perna. Uma mulher grávida pode ter uma largura de ombro compatível com tamanho P, mas precisar de uma circunferência de cintura maior do que o G. É muito difícil ter uma modelagem perfeita, por isso, detalhar as medidas ajuda o cliente a se ajustar.
Algumas medidas comuns:
- Altura
- Largura
- Comprimento
- Circunferência do pescoço/gola
- Medida da cava
- Largura do ombro
- Circunferência de busto
- Circunferência de cintura ou de cintura baixa
- Circunferência de quadril
- Comprimento de manga/perna
- Comprimento do pé
Ilustre
Colocar uma foto ou uma ilustração do produto com as medidas ou instruções de medidas pode ajudar a entender melhor exatamente o que está sendo medido.
Ensine a medir
Nem todo mundo sabe tirar as próprias medidas. Por isso, você pode dar dicas de como o cliente pode tirar as próprias medidas. Alguns exemplos:
- Busto: você deve contornar o busto com uma fita métrica folgada passando pela altura do seio
- Cintura feminina: contorne a parte mais fina da cintura
- Pé: coloque o pé sobre uma folha de papel e marque uma linha à frente do dedão e outra atrás do calcanhar. Com uma régua, meça a distância entre as marcações.