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Boas práticas para fotos no e-commerce

Uma boa fotografia pode ser decisiva para gerar vendas em sua loja online. Afinal, o cliente não pode tocar seu produto, nem saber como ele realmente é já que a venda é toda virtual. Por isso, as fotos precisam ser úteis para o cliente, evitar surpresas e serem vendedoras.

É importante lembrar que o cliente tem o direito de arrependimento. Então se o produto chegar e ele for muito diferente da foto, você corre o risco de perder a venda e ter que gastar como logística reversa.

Neste guia, montamos algumas dicas com boas práticas para suas fotos.

Comece pelo briefing

Chamamos de briefing, um documento que reúne todas as orientações iniciais para o trabalho do fotógrafo. Quanto mais detalhado for o seu briefing, mais fácil é para o fotógrafo entregar para você fotos do jeito que você quer.

No briefing você precisa responder algumas perguntas:

  • Qual é o seu objetivo com as fotos? Elas serão usadas para qual finalidade e em quais meios?
  • Qual é a mensagem que as fotos precisam transmitir? Quais são os valores de marca que você quer reforçar e para qual público-alvo?
  • Como você espera que seja a produção fotográfica? Terá locação? Terá cenário em estúdio? Terá modelo? Quais elementos o fotógrafo vai usar para compor a cena? Aqui é legal buscar referências para tudo, desde como vai ser a pose dos modelos até quais objetos vão ser usados para compor o cenário.

Normalmente, cada fotógrafo tem seu próprio formato de briefing, mas ele provavelmente vai passar por todos esses tópicos e ainda mais. Se você vai fotografar por conta própria, isso é ainda mais importante. O planejamento inicial do briefing vai ajudar você a se preparar para não perder tempo na hora de fotografar e não correr o risco de esquecer de trazer as coisas para o cenário, por exemplo. E, por fim, depois de cada clique é importante voltar para o briefing e analisar se a produção está coerente com o que foi idealizado.

Iluminação é a coisa mais importante

O que diferencia uma foto profissional de uma foto amadora é o controle sobre a sua iluminação. Um mesmo objeto com diferentes configurações de luz pode ter sua aparência completamente modificada. Note no infográfico abaixo como um mesmo retrato pode ser alterado só com a iluminação.

Esqueça o flash embutido na câmera. Você também pode usar técnicas de iluminação natural ou um lightbox para ajudar. Este site dá algumas dicas para você cuidar da iluminação de suas fotos.

Fundo infinito dá destaque

Chamamos de fundo infinito quando a imagem tem um fundo de uma única cor, chapada. Essa técnica dá mais destaque para o produto, removendo distrações. Além disso, também deixa a estética da loja mais uniforme.

Cor do fundo infinito

É recomendável usar uma cor neutra com um cinza bem clarinho no fundo da foto. Se você usar branco, pode ser que a foto fique um pouco artificial demais no site.

Já se você usar uma cor mais forte, isso pode fazer com que a percepção das cores reais do produto seja afetada. Um produto pode parecer um pouco mais azulado para o cliente se o fundo for muito amarelo, por exemplo. E, aí, ele pode não gostar do produto quando receber.

Fidelidade de cores

As cores do produto na foto devem ser fieis às suas cores na vida real. Ajustes como balanço de branco podem distorcer completamente a percepção de cores do produto. Isso deve ser ajustado na hora de fotografar e depois corrigido no tratamento das fotos, se necessário, sempre comparando a foto com o produto real.

Cuidado com fotos tremidas

Colocar a câmera num tripé ajuda a evitar a tremedeira das fotos. Outra boa dica é ativar um timer curto para que dê tempo da câmera parar de balançar depois de você dar o clique.

Deixe o produto apresentável

Preste atenção em todos os mínimos detalhes do produto antes de fotografar. Você precisa evitar que apareçam coisas como:

  • Marcas de dedo ou de gordura
  • Poeira, fios, penugem
  • Fios soltos ou costuras soltas
  • Amassados ou dobras exageradas
  • Manchas
  • Etc.

Sempre é bom passar um paninho aqui e ali antes de fotografar.

Preste atenção no formato do produto. No caso de roupas, por exemplo, pode ser muito difícil entender como é o produto se ele não estiver vestido, principalmente se for uma modelagem diferente. Considere o uso de modelos ou de manequins para dar volume e respeitar a forma estética do produto.

Em alguns casos você também pode usar alguns truques para deixar o produto mais bonito.

Cuidado com a escala

Alguns produtos podem precisar de um objeto ao lado para passar a real ideia do seu tamanho – como costuma acontecer, por exemplo, com móveis. Mas é preciso tomar alguns cuidados aqui. Se não posicionar os objetos da maneira correta, pode acabar passando a impressão errada. Por isso, evite colocar qualquer outro item em primeiro plano ou posicionar o produto muito à frente de outros objetos.

Cuidado com distrações

Às vezes, opta-se por uma foto ambientada em um cenário, por exemplo. Mas se houverem muitos elementos na foto, você pode acabar distraindo o cliente de seu produto. Você pode optar por recortar a imagem deixando o objeto à venda em destaque.

No caso de moda, ao montar um look de calça e camiseta, por exemplo, pode ficar difícil de identificar se o produto à venda é a calça ou a camiseta. Cuidado para não frustar o cliente.

Represente o produto da melhor forma possível

Lembre-se sempre de que a foto é uma representação do produto que o cliente vai comprar. O cliente não está vendo o produto pessoalmente, então o ideal é que, ao bater o olho na foto, ele consiga ter uma clara compreensão do produto.

No exemplo abaixo, o site lista os produtos um do lado do outro, mas como na foto aparecem apenas caixas amarelas (e pequenas!), fica difícil entender a diferença entre os produtos. Como é um produto alimentício, talvez ao invés de mostrar sua embalagem, talvez fosse muito mais eficaz mostrar o produto servido e ambientado, inclusive respeitando as quantidades.

Ambientação e humanização

Uma forma de deixar suas fotos mais interessantes é com a ambientação, ou seja, colocar outros elementos juntos na foto para entender um contexto de uso do produto.

Exemplo de foto ambientada

Outra técnica é a humanização, onde você coloca uma pessoa usando o produto.

Anúncio do Apple Watch. A situação de uso dá ênfase ao benefício dele ser à prova d’água.

Dê espaço

Em geral, ter espaços vazios ao redor da imagem é muito útil. Se for uma foto still (só do produto), é legal dar esse “respiro” para que o produto fique em destaque no centro. Já se for uma foto conceito (ambientada, por exemplo), é legal ter espaços extras ao redor, porque você pode querer usar essa foto em um layout de um banner ou um post para mídias sociais, por exemplo.

Nesta foto de destaque, o produto está posicionado no canto inferior esquerdo da foto com espaço sobrando para o texto à direita e o cabeçalho de navegação no topo.

Padronização e consistência

Manter um padrão e um mesmo estilo para todas as fotos é algo interessante para dar harmonia para sua loja. Além disso, às vezes só de olhar para a foto, já dá para saber de onde ela vem. Evite mudanças bruscas e aleatórias de estilo nas fotos. Se você está fotografando em um fundo infinito cinza, por exemplo, não faz sentido ter uma ou outra foto em fundos diferentes, por exemplo.

O mesmo vale para o formato das fotos. Se você usa elas quadradas, mantenha todas quadradas, por exemplo.

Mostre os detalhes

Quanto mais pontos de vista você conseguir mostrar do produto, mais chances você têm de solucionar possíveis dúvidas do cliente. Se você só tem uma foto de frente, por exemplo, o cliente pode não comprar por não ter certeza de como é o produto por trás.

Também é importante dar atenção ao contraste. Se o contraste da imagem ficar ruim, pode ser muito difícil ver detalhes de costura em uma peça de roupa preta por exemplo. Fotos de objetos translúcidos (como peças de vidro) também precisam de cuidado para não sumirem no fundo.

Incorpore seus valores de marca e surpreenda

Por fim, é muito interessante se você conseguir incorporar seus valores de marca e seu branding nas fotos.

Se sua marca é jovem e divertida, as fotos também devem ser jovens e divertidas. Se sua marca é mais séria e arrojada, não faz sentido usar cores vibrantes e modelos pulando, por exemplo.

Também é possível buscar referências diferentes de poses, enquadramentos, ângulos e tentar inovar na foto para que ela destoe da concorrência e chame a atenção de seu cliente.

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